Cultura Brasília: Museu da Imprensa Nacional

Categories: Laguna Plaza Hotel - Brasília

Museu-da-Imprensa1

O Museu da Imprensa foi inaugurado em 13 de maio de 1982, nos jardins da Imprensa Nacional. Imagem de relógio de parede antigo que está em exposição no Museu da Imprensa Seu prédio possui 680 metros quadrados de peças e documentos raros, alguns únicos, como é o caso do primeiro clichê de um desenho feito no Brasil, a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Outra peça que atrai visitantes de todo o mundo é o Prelo Machado de Assis, uma máquina de impressão inglesa fabricada em 1833. Existem apenas dois exemplares em todo o mundo. Uma curiosidade: ela funcionou na Imprensa Nacional até 1940.

O visitante fica admirado com a riqueza do acervo. Além de peças famosas, o Museu da Imprensa exibe vários tipos de máquinas de impressão, instrumentos utilizados em artes gráficas, brasões, florões, mobiliário e manuscritos, um exemplar da Constituição de 1891, um exemplar do primeiro jornal impresso no Brasil, “A Gazeta do Rio de Janeiro”, e Diários Oficiais históricos.

Endereço: SIG Qd 6 s/n lt 800 – Brasília – DF,
Horário de visitação: Dom./ Sex.: 08h às 17h (aos Domingos abre às 13h). Sáb.: Fechado.
Telefones: (61) 3441-9811 e (61) 3441-9875.

Fonte: Sou Brasília

Be Sociable, Share!

Spread The Love, Share Our Article


  • Fatal error: Call to undefined function tweetmeme() in /home/paraiba/public_html/wp-content/themes/maamo/single.php on line 71