Demanda por transporte aéreo doméstico cresce 3% em abril

Categories: Laguna Plaza Hotel - Brasília

26052015182705

A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou crescimento de 3% em abril de 2015, comparada com o mesmo mês de 2014, enquanto a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) registrou aumento de 1,1% no mesmo período. Com o resultado de abril, a demanda doméstica completou 19 meses consecutivos de crescimento, e alcançou o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta doméstica apresentou o oitavo mês consecutivo de crescimento. Entre as principais empresas aéreas brasileiras*, Avianca e Gol destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em abril de 2015, quando comparadas com o mesmo mês de 2014, da ordem de 21,7% e 4,3%, respectivamente.

Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em abril de 2015 ambas com participação (em RPK) de 36,6%. A Tam registrou queda de 4,8% em sua participação de mercado, enquanto a Gol apresentou aumento de 1,3% neste indicador. A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) em abril de 2015 foi de 80,9%, aumento de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2014. Trata-se do maior nível alcançado para o mês de abril nos últimos dez anos.

Constatou-se que a empresa Azul prestou informação inexata à ANAC relativa à quantidade de passageiros transportados em voos domésticos no mês de fevereiro de 2015, tendo sido instaurado processo administrativo para a apuração de infração por este motivo. Assim, tendo em vista que a empresa ainda não apresentou a informação devidamente retificada à Agência, a quantidade de passageiros transportados em voos domésticos pela Azul no acumulado do ano (janeiro a abril) é resultado de estimativa feita pela ANAC para compor o Relatório de Demanda e Oferta de abril de 2015, buscando a apresentação de uma situação mais próxima da realidade.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em abril de 2015 atingiu 7,9 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 2,5% em relação a abril de 2014. Este indicador vem registrando variação positiva há 19 meses consecutivos, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

No período de janeiro a abril de 2015, a quantidade de passageiros transportados acumulou crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Considerando dados recentemente apurados junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), verificou-se que o modal aéreo continua ampliando a sua participação no transporte interestadual de passageiros de longa distância em relação ao modal rodoviário. No acumulado de janeiro a dezembro de 2014, o transporte aéreo respondeu por 62,95% dos passageiros ante 59,38% em 2013, o que representou um crescimento de 6% no período.

Há dez anos, o cenário era inverso ao verificado atualmente, ou seja, o modal rodoviário era o principal meio de transporte neste mercado, com participação de 65,21%, enquanto o aéreo era responsável por 34,79% dos passageiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anac

Be Sociable, Share!

Spread The Love, Share Our Article


  • Fatal error: Call to undefined function tweetmeme() in /home/paraiba/public_html/wp-content/themes/maamo/single.php on line 71