Embratur reforça imagem do Nordeste no exterior

Categories: Reno Turismo

29052015105853

No último ano, uma série de ações criadas e realizadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem mostrado a cultura, a gastronomia e os atrativos turísticos nordestinos ao mundo. A realização da BNTM (Brazil National Tourism Mart), evento já consolidado no setor de turismo, é um exemplo da importância da região. Pesquisas coordenadas pela Fundação CTI-NE indicam que, a cada edição da BNTM, o turismo na Região Nordeste tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%. “Isso mostra o desenvolvimento do setor no Nordeste e um constante aperfeiçoamento dos estados em busca de um maior envolvimento com o turismo, desde o artesanato até os maiores hotéis. É uma região privilegiada pelo segmento Sol e Praia, mas sabemos que há uma verdadeira amostra da cultura brasileira concentrada no Nordeste e que podemos explorar ainda mais. Não posso deixar de mencionar o quesito receptividade, marca registrada dos nordestinos”, disse Gilson Lira, diretor de Mercados Internacionais da Embratur.

O último evento que teve a presença do Nordeste foi no início de maio deste ano, no Chile, em parceria com a operadora chilena ATN. O tema principal do evento, que recebeu 700 pessoas, foi a América do Sul. Para incrementar a divulgação do Brasil, a Embratur distribuiu material promocional e fez apresentações sobre os destinos do Nordeste que são mais demandados no Chile: Salvador, Morro de São Paulo, Costa do Sauipe (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), praia de Pipa, Natal (RN), Rio de Janeiro e Búzios (RJ).

Também em maio, agentes de viagem argentinos participaram de workshop promovido em Córdoba (Argentina) pela Embratur em parceria com a Embaixada do Brasil no país e Comitê Visite Brasil. Durante o evento da ACAV (Asociación Cordobesa de Agencias de Viaje), o Instituto, por meio do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo), mostrou, aos 45 participantes do evento, os atrativos turísticos do Brasil, com destaque para a região Nordeste. A estratégia de participação foi de capacitar os agentes e realizar o mapeamento do trade turístico argentino.

“A Argentina se consolida como o maior emissor de turistas, com quase 30% dos visitantes que vêm ao Brasil. Divulgar as belezas naturais e a riqueza cultural do Nordeste é de grande importância”, destacou Gilson Lira. Os argentinos estão escolhendo cada vez mais as praias nordestinas de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará, principalmente depois do lançamento de voos diretos de Buenos Aires para Fortaleza (Gol), Recife (TAM) e Salvador (Aerolíneas Argentinas e Gol).

Outro tema em destaque são as tradicionais festas juninas, um dos principais eventos culturais do Nordeste. Na última edição da WTM Latin América, em abril, a Embratur apresentou ações desenvolvidas que apostam na relação entre cultura e turismo para atrair visitantes internacionais ao País.

“As estratégias de promoção da Embratur que agregam os festejos juninos ao calendário nacional de promoção turística do País já englobaram ações de comunicação, como a realização de press trips com jornalistas internacionais durante os festejos, na Copa das Confederações, em 2013 e, em 2014. Além disso, a inclusão dos eventos no calendário de ações do Instituto, como a participação em feiras; além de campanhas de publicidade”, destacou Lira.

Em dezembro do ano passado, o Comitê Visite Brasil Argentina, em parceria com a Embratur e o Setor de Turismo da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, promoveram duas press trips com jornalistas dos principais veículos argentinos para divulgar os segmentos Sol e Praia da região Nordeste do Brasil. Os profissionais estiveram na Praia do Forte, em Salvador (BA), Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros (PE).

Pouco antes, em outubro, a press trip foi pelas praias alagoanas de Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio e Maragogi.

Em setembro, mais jornalistas argentinos estiveram no Brasil para ações de press trip em praias cearenses. Visitaram Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara. Pouco antes, em outubro, a press trip foi pelas praias alagoanas de Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio e Maragogi.

Voltado para o mercado alemão, a Embratur participou em novembro, em Frankfurt, do “The Summer Goes Tour 2015”, em parceria com a operadora Thomas Cook. O evento foi voltado para o lançamento dos produtos que foram comercializados pela operadora para a temporada de verão 2015, com foco na promoção dos estados da Região Nordeste, visto que a Companhia Aérea Condor, oferta vôos para Pernambuco, Ceará e Bahia.

No carnaval de 2014, o Brasil recebeu cinco jornalistas de cinco países para conhecerem e divulgarem uma das festas mais populares e reconhecidas do mundo. Profissionais da Colômbia e do Peru foram a Recife, Olinda e Salvador. Além do carnaval, o grupo fez passeio a pontos turísticos com intuito de conhecer a cultura regional das cidades. A ação tem o apoio da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Empetur).

A cultura de um país é um dos fatores determinantes que o define diante do mundo. No caso do Brasil, a cultura é resultado da influência de vários povos e etnias e das características predominantes em cada região. “Com essas ações, nosso objetivo é ampliar o conhecimento do mundo acerca da cultura nordestina que é um traço marcante no nosso País, destacando o modo de viver da população brasileira, a literatura, os museus, a música e as festas que celebram a brasilidade”, destacou Lira.

“Essa miscigenação de culturas regionais é o que faz do Brasil único e que atrai turistas de todos os Continentes. Na Embratur, trabalhamos arduamente para promover e difundir a cultura brasileira pelo mundo”, completou.

Fonte: Ascom Embratur

Be Sociable, Share!

Spread The Love, Share Our Article


  • Fatal error: Call to undefined function tweetmeme() in /home/paraiba/public_html/wp-content/themes/maamo/single.php on line 71