Paraíba tem terceiro melhor crescimento em relação à expectativa de vida nos últimos anos

Categories: Laguna Plaza Hotel - Brasília, Laguna Praia Hotel - João Pessoa, Reno Turismo

SyntekExifImageTitleEm pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nessa segunda-feira (1º), a Paraíba registrou a terceira maior taxa de crescimento com relação à expectativa de vida ao nascer, com 15,3 anos. De acordo com o estudo, a expectativa de vida ao nascer em 1980 era de 56,0 anos e, em 2013, passou para 72,3 anos.

A pesquisa Tábuas Construídas e Projetadas IBGE mostra que os homens paraibanos apresentam expectativa de vida menor que as mulheres. Para o sexo masculino, a expectativa em 1980 era de 54,1 anos de vida. No último ano, foi de 68,4 anos, um crescimento de 14,3 anos. Para o sexo feminino, a esperança de vida era de 57 anos e subiu para 76,2 anos em 2013, uma alta de 16,2 anos na expectativa divulgada pelo IBGE.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, o crescimento da expectativa de vida do paraibano se dá devido a uma série de fatores nas áreas da saúde, educação e assistência social.

“Podemos atribuir vários fatores para esta melhoria na condição da expectativa de vida do paraibano. O primeiro, a saúde, cujos serviços não chegavam aos recantos da Paraíba e hoje chegam por meio de programas como o Saúde da Família. Temos também o grau de instrução, que é melhor, e houve uma diminuição nos indicadores de analfabetismo, o que faz com que as pessoas tenham mais informação. As pessoas têm mais noção de higiene, por meio também de campanhas, entre outras”, ressaltou.

Ela acrescentou ainda que, do ponto de vista econômico, a Paraíba tem tido muitas ações de inclusão produtiva e que os municípios que viviam no isolamento hoje já contam com estradas que facilitam o deslocamento.

“Os programas de transferência de renda também são muito importantes neste fator. A fome deixou de ser endêmica, como era nos anos 60 e 70 e passamos a ter a diminuição da miséria absoluta. E o mais importante, as políticas públicas começaram a ser descentralizadas e a chegar aos municípios. A assistência social, por exemplo, está presente nos 223 municípios através dos Cras e Creas”, destacou.

A secretária Cida Ramos frisou ainda que foi na atual gestão do Governo de Ricardo Coutinho que houve um grande impulso nas políticas sociais. “Tivemos como marco legal a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Paraíba, assim como a expansão destes serviços tanto para idosos como para crianças e adolescentes, população quilombola e indígenas”, acrescentou.

Ações – Nos últimos quatro anos, foram realizadas algumas ações pontuais que contribuem para a melhoria de vida das pessoas com 60 anos ou mais no Estado. Entre as iniciativas, está o resgate dos grupos de idosos que funcionam nos Centros Sociais Urbanos e no Cejube.

Também houve recuperação do Centro de Convivência do Idoso, localizado no Castelo Branco, que oferece atividade em piscina, academia de ginástica, oficinas, entre outras.

Outra ação importante foi o projeto Acolher voltado para idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), os antigos abrigos. Foi destinado R$ 2 milhões pelo Governo do Estado para melhorias nos mais de 25 abrigos da Paraíba, beneficiando aproximadamente 1,4 mil idosos.

Também existe na Paraíba o Projeto Cidade Madura, um condomínio horizontal, totalmente adaptado para pessoas idosas. O local conta com posto de saúde, todas as casas e o condomínio são adaptados, horta, aparelhos para exercício, entre outros. O primeiro já foi entregue e funciona no Cidade Verde, em João Pessoa. Outros três serão entregues à população da Paraíba, sendo um em Campina Grande, que está em fase de conclusão, e outros dois no Sertão.

Secom Paraíba

Be Sociable, Share!

About the Author

Amante do turismo Paraibano e de seus encantos.

Spread The Love, Share Our Article


  • Fatal error: Call to undefined function tweetmeme() in /home/paraiba/public_html/wp-content/themes/maamo/single.php on line 71