Polo Tambaú vira ponto de encontro de famílias e palco para cultura popular

Categories: Laguna Praia Hotel - João Pessoa, Reno Turismo

cultura popular

O segundo dia de ‘São João Pra Valer’, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), começou cedo e foi um verdadeiro passeio pela cultura popular nordestina. No finalzinho da tarde deste domingo (22), o público já começava a chegar ao Largo da Gameleira para acompanhar as atrações de um dos polos de descentralização da festa. Forró pé-de-serra, embolada, quadrilha junina e capoeira foram às apresentações que deram o ponta-pé inicial para as grandes atrações da noite, às 22h perto dali, no Busto de Tamandaré: Forró Pegado e Jurandy da Feira.

Como não podia ser diferente, o polo Tambaú foi ocupado por pais, mães e muitas crianças, encantados com as atrações. Nem bem o sol se pôs e o Grupo de Capoeira Angola Mandinga de Mestre Lima já começou a primeira apresentação do dia. O grupo, que desenvolve um trabalho na Universidade Federal da Paraíba e no Centro de Cidadania de Mangabeira, apresentou uma das vertentes da capoeira: a capoeira Angola, tendo como base três tipos de berimbaus.

Logo em seguida, a dupla de emboladores de coco Lindalva e Lavandeira se desafiou através do improviso em versos que remetiam também a cultura do homem nordestino e ressaltando a própria festa de São João. As artistas envolveram o público em brincadeiras e arrancaram gargalhadas ao narrar fatos do cotidiano do sertanejo, mas também aproveitaram o espaço para contar versos de conscientização: a violência contra a mulher, o preconceito e a luta do nordestino por uma vida melhor foram temas abordados.

Família reunida – A pernambucana que mora em João Pessoa no bairro de Jaguaribe há sete anos, Conceição Pereira, assistiu às apresentações com seus dois filhos pequenos e marido. Na noite de abertura da festa, ela ficou no Busto de Tamandaré e, na segunda noite, foi para o Largo da Gameleira. “Achei ótimo a festa acontecer na praia. É minha segunda noite e com certeza aqui ficou melhor porque como cabe mais gente que no Ponto de Cem Réis, a festa fica mais tranquila. Saí com minhas crianças para passear na orla e fiquei surpresa de saber que também tinha atrações no Largo da Gameleira. Estou gostando muito”, afirmou.

O trio de forró Júnior Limeira, de João Pessoa, foi a terceira atração a se apresentar. Embalados pelos sucessos dos grandes artistas nordestinos, pessoenses e turistas preencheram todo o espaço da palhoça e dançaram o autêntico pé-de-serra. Depois de iniciado o show, o grupo deu uma pausa para que a quadrilha junina Flor de Lírio fizesse a sua apresentação.

Com uma homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga, a quadrilha Flor de Lírio, surgida na Comunidade Católica Lírios do Vale, contou uma história de amor e mostrou a alegria do pessoense em dançar e levar valores de fé e paz. Ao término da apresentação, o trio Júnior Limeira voltou a palco a fez o público que assistia à quadrilha dançar.

O ‘São João Pra Valer’ é realizado pela PMJP por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A festa continuará no Largo da Gameleira nos dias 27, 28 e 29, a partir das 19h, com mais grupos que ressaltarão a cultura popular nordestina. Nos dias 27 e 28 também teremos atrações nos polos de Valentina, Cristo e Mandacaru.

Secom João Pessoa

Be Sociable, Share!

About the Author

Amante do turismo Paraibano e de seus encantos.

Spread The Love, Share Our Article


  • Fatal error: Call to undefined function tweetmeme() in /home/paraiba/public_html/wp-content/themes/maamo/single.php on line 71